Os exercícios para gestantes são benéficos a todas as mulheres que estão esperando um bebê, pois os mesmos poderão, além de fazer com que a mãe locomova-se, gerar saúde tanto a própria mulher, quanto ao filho, fazendo com que a mesma, ainda, consiga relaxar ao fazer algumas atividades básicas e fáceis que são possíveis mesmo com o volume da barriga.
Alguns exercícios para gestantes podem ser feitos em academias, porém, para o maior conforto da mulher, é indicada a realização destas atividades em casa, sendo que todos os equipamentos necessários para a realização estarão disponíveis na maioria dos lares, pois são itens comuns ou até mesmo não será necessária a ajuda de algum tipo de equipamento.
O primeiro exercício para a mulher grávida é o alongamento, sendo que esta atividade propiciará leveza e relaxamento ao corpo após sua realização. Será necessário deitar-se de barriga para cima, puxando uma das pernas, fazendo com que ela atinja a região abdominal, segurando-a com as mãos por, aproximadamente, trinta segundos. O mesmo deve ser feito com a outra perna, pressionando-a pelo tempo designado acima. Após o alongamento das duas pernas, você deverá realizar o movimento com ambas de uma vez só, segurando com as duas mãos por, aproximadamente, trinta segundos, de forma pouco mais aberta, localizando as pernas nas laterais do abdômen.
Existe a possibilidade da realização de um exercício muito comum para mulheres, conhecido como o exercício da ponte, sendo que o mesmo ajuda a fortalecer pernas e bumbum. Esta atividade deverá ser realizada com a gestante de barriga para cima, sendo que a mesma deverá manter seus joelhos flexionados e o bumbum no chão, pois o movimento será erguê-lo do solo, com as mãos apoiadas no chão, elevando parte do tronco para cima, dando a impressão, exatamente, de uma ponte, sendo que você deverá contrair o bumbum por alguns segundos até descer novamente para a posição inicial. Este tipo de exercício deverá ser feito cerca de quinze vezes ao dia.
Por fim, o último exercício poderá auxiliar a grávida quando a mesma já estiver sentindo algumas contrações, sendo que há algumas atividades e posições que podem auxiliar no alívio das mesmas, sendo que uma delas deve ser feita com a mulher sentada ao chão, sendo que a mesma deverá deixar as plantas dos pés juntas umas com as outras, ou seja, as pernas formaram uma forma aproximada com um triângulo. A palma das duas mãos deverá ficar a frente dos pés juntos, apoiadas no solo e, assim, as costas deverão ficar levemente inclinadas para frente. Mantenha a posição pelo período que for necessário. Se preferir, é possível realizar este tipo de exercício, também, sentada em uma cadeira, com os pés no chão e o tronco levemente inclinado para frente.