É muito comum, hoje em dia, encontrarmos alguém que deseja emagrecer, porém de um modo saudável e benéfico para seu corpo e organismo, procurando perder os tão desejados quilos de variados jeitos, sendo um deles a dieta alcalina, esta que pode beneficiar qualquer indivíduo realizador pela composição que é dada neste tipo de cardápio e boa alimentação.
O que é a dieta alcalina?
Assim como o próprio nome diz, a dieta alcalina baseia-se na construção de um cardápio específico, criando uma alimentação saudável e benéfica para atingir o objetivo específico que foi traçado.
A dieta alcalina proporciona a regulamentação dos níveis de pH no corpo, fazendo com que os alimentos corretos sejam consumidos para que seja possível equilibrar todo o organismo da melhor forma possível.
Benefícios da dieta alcalina
Existem várias vantagens que são aplicadas para todos os utilizadores e realizadores da dieta alcalina, sendo que a mesma permite evitar que o corpo consuma alguns minerais essenciais para o bem-estar e saúde, o que pode ocorrer quando há um alto nível de pH no organismo, ou seja, ocorre a acidez.
Os minerais que são consumidos pela acidez causam a deterioração de algumas partes do corpo e, assim, com a dieta alcalina, será possível regulamentar e equilibrar todas as substâncias que estão presentes no corpo e até mesmo evitar certos problemas que costumam ocorrer com frequência para algumas pessoas, como cãibras, contrações musculares, entre outros.
Alimentos permitidos na dieta alcalina
São válidos para a dieta alcalina todos os alimentos que estiverem enquadrados como alcalinos, ou seja, há vários itens que podem encaixar-se como ácidos (refrigerantes, hambúrgueres, etc.), pH neutro (leite, iogurte, etc.) e aqueles alcalinos (frutas em geral), sendo que esta terceira denominação e todos os produtos que aplicarem-se à ela devem ser consumidos.
Cardápio Dieta Alcalina
Após acordar:
– Um copo de água com gotas de limão
Café da manhã:
– Um copo de suco verde (maçã, pepino, couve e gengibre) OU um copo de suco de maçã com aipo
– Uma banana esmagada juntamente com uma colher de aveia ou linhaça dourada e uma colher de mel
Lanche da manhã:
– Uma xícara de chá verde
– Uma taça pequena de salada de frutas (à sua escolha) OU quatro castanhas de caju, amêndoas ou nozes sem adição de sal e duas fatias de melão com uma colher de fibras diversas
Almoço:
– Salada à vontade (alface, acelga, couve, cebola, aipo, cogumelos)
– Quatro colheres de grão-de-bico juntamente com uma colher de tahine
– Duas colheres de frango desfiado ou em pedaços
Lanche da tarde:
– Um copo de leite de soja batido no liquidificador com morangos e uma colher e linhaça
– Cinco amêndoas, nozes ou castanhas sem adição de sal
Jantar:
– Sopa de sua preferência ou um prato de grãos (lentilha, feijão branco ou preto, ervilha, etc.)
Ceia:
– Uma xícara de chá de camomila
– Uma pera cozida